sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O segredo da longevidade do Ginkgo biloba, a árvore que "não envelhece"





A passagem do tempo não parece ser um problema para a árvore do Ginkgo biloba , também conhecida como a árvore dos quarenta escudos ou simplesmente ginkgo. Ao longo de dezenas de milhões de anos e várias extinções em massa, essa "raridade botânica" mantém-se firme à medida que o mundo à sua volta envelhece.

A espécie constitui um dos melhores exemplos de “fóssil vivo”, uma árvore que, sem exagero, pode viver por mais de 1.000 anos (até alguns relatos indicam 3.000 ). Agora, novas pesquisas , as mais detalhadas até o momento, sugerem que a vida do ginkgo é teoricamente ilimitada.
"1.000 anos de um Ginkgo biloba são iguais a 20 anos humanos"

Embora o envelhecimento e a morte sejam uma parte natural da vida, algumas plantas como o ginkgo mostram poucos sinais de envelhecimento.

Apesar do fato de os anéis anuais dessas árvores serem mais finos ao longo dos anos, os cientistas descobriram pouca diferença em sua capacidade de fotossintetizar, germinar sementes, cultivar folhas ou resistir a doenças em comparação com as árvores mais jovens.

Mesmo depois de examinar amostras de tecido de nove árvores de Ginkgo biloba com mais de 600 anos, os cientistas não conseguiram encontrar nenhuma evidência de senescência ou deterioração.


A espécie constitui um dos melhores exemplos de "fósseis vivos"

Como o professor Richard Dixon , biólogo da Universidade do Norte do Texas, disse ao The New York Times :


Nos seres humanos, à medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico começa a não ser tão bom. O sistema imunológico dessas árvores, apesar de ter 1.000 anos, é equivalente ao de uma criança de 20 anos.
Analisando o câmbio vascular

Diferentemente da pesquisa anterior, focada principalmente nas folhas de ginkgo, este novo trabalho se concentra no câmbio vascular da árvore, uma fina camada de tecido no tronco que produz novas cascas e madeira.

Essa região é composta de células meristemáticas , semelhantes às células-tronco em animais, mas muito menos investigadas em nível molecular.

Para descobrir como o câmbio vascular varia com a idade, os especialistas analisaram sua atividade em cada indivíduo, os níveis hormonais e os genes associados à resistência, bem como os fatores de transcrição relacionados à morte celular.

Em todas as idades das árvores, não foram encontradas diferenças significativas na atividade genética ou na resistência a doenças. De fato, a única coisa que realmente mudou foi a largura dos anéis das árvores, que pareciam diminuir drasticamente durante os primeiros 100 e 200 anos, antes de continuar a diminuir a um ritmo mais lento nas próximas centenas de anos.

Mas isso não significa que todo o crescimento tenha sido prejudicado. Curiosamente, o crescimento secundário das árvores (medido pelo aumento na área basal da árvore, ou BAI), não mostrou nenhuma diminuição nas árvores de ginkgo de 10 para 600 anos. Isso foi explicado pelos autores do estudo:


Como o BAI é um indicador confiável do crescimento de árvores, parece que o câmbio vascular no ginkgo pode reter a capacidade de crescimento contínuo por centenas de anos ou mesmo milênios.

Eles consideram que essa característica é o que permite a essa espécie "escapar da senescência em todo o nível da planta".

Na verdade, isso não significa que as árvores de ginkgo sejam imortais, apenas que provavelmente não vão morrer de envelhecimento. Assim, os ginkgos geralmente caem devido a outros fatores externos, como fogo, vento, raio, doença ou extração excessiva de madeira, que consequentemente levou a espécie à beira da extinção nos últimos anos.

Na primavera, suas folhas, rígidas e apertadas, são amarelas com um brilho dourado.

 

Então, quando uma árvore de ginkgo envelhece?

Como explicou o fisiologista da planta Sergi Munné-Bosch da Universidade de Barcelona (que não participou do estudo) à revista Science , os seres humanos acham difícil entender o fato de que não precisam se preocupar com o envelhecimento. E eu adiciono:


O envelhecimento não é um problema para esta espécie. O problema mais importante que eles precisam enfrentar é o estresse.

No entanto, o que acontece com a árvore do Ginkgo biloba depois de viver 600 anos ainda é uma questão de discussão. Ainda há uma chance de que essas espécies de árvores antigas comecem a mostrar sinais de envelhecimento molecular nos estágios posteriores de seu ciclo de vida, mas o escopo desta pesquisa não foi suficiente para afirmar com certeza.

Mais estudos serão necessários antes de descobrir o que acontece com essa árvore especial ao longo de sua longa e longa vida.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos