sábado, 1 de junho de 2019

Começa a ansiedade climática: a capital indonésia será realocada porque está afundando


Jacarta é a cidade mais rápida submergindo em todo o mundo e espera-se que esteja completamente submersa em 30 anos.


O governo indonésio anunciou recentemente a importante decisão de realocar a cidade de Jacarta , a capital e a cidade mais populosa daquele país. Até o momento, eles não revelaram oficialmente sua nova localização, mas muitos estimam que possa ser Palangkaraya, uma cidade localizada entre os rios Kahayan e Sabangau, na ilha de Bornéu.

Colapso acelerado

Norte de Jacarta, na fronteira com o Mar de Java, registrou uma queda de entre 1 e 5 centímetros por ano entre 1984 e 1991. O colapso chegou a quase 15 centímetros em vários setores entre 2010 e 2015 .

É a cidade que está submergindo a um ritmo mais acelerado em todo o mundo e, de acordo com as previsões atuais , em 30 anos poderia estar completamente submersa.

Uma fábrica inundada no norte de Jacarta, uma área com alguns dos canais e rios mais poluídos do mundo. Foto: O New York Times

Mas a ideia de mudar a cidade não é recente. A verdade é que a Indonésia vem planejando a descentralização administrativa e econômica de sua principal cidade há vários anos. Em grande parte tentando racionalizar seu orçamento, mas também pela crise ambiental que esta cidade implica em terra pantanosa.
Os culpados do fenômeno

O homem é o primeiro responsável por esse colapso. Durante anos, poços ilegais foram cavados nesta cidade para extrair água subterrânea , de modo que seu solo foi minado e, ao mesmo tempo, mais fraco.

Isso é agravado pela mudança climática, que aproveita um ecossistema já muito frágil. Por um lado, o mar, que com seu aumento de nível causado pelo derretimento das geleiras , causa o refluxo dos rios quando chove e as inundações subsequentes que isso acarreta. E, por outro lado, os numerosos desastres naturais que a região sofreu nos últimos anos, como terremotos , tsunamis e erupções vulcânicas.
Fortificação de uma parede do mar ao norte de Jacarta. Uma parede costeira gigante protege a cidade, mas pode estar submersa até 2030. Foto: The New York Times
Outras cidades que também afundam
A mudança para Jacarta é uma das ações mais urgentes , mas outras cidades também serão afetadas de maneira semelhante pelas mudanças climáticas. O Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) publicou um relatório especial no ano passado, segundo o qual as cinco cidades mais ameaçadas pelo aumento do nível do mar são: Nova York, Nova Orleans, Osaka, Mumbai e Guangzhou.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos