terça-feira, 8 de outubro de 2013

Notícias Geografia Hoje

Amostra de solo de Marte contém 2% de água, revela estudo
Primeira análise do material colhido pelo robô Curiosity encontrou também compostos de enxofre e oxigênio



NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems
Missão do robô Curiosity é descobrir se já houve vida em Marte

A análise da primeira amostra do solo de Marte coletada pelo robô Curiosity indicou a presença de água na superfície daquele planeta. Foram encontrados ainda compostos de enxofre, oxigênio e dióxido de carbono, conforme dados publicados na última edição da revista científica Science.

A principal missão do Curiosity, que chegou a Marte em agosto de 2012, é descobrir se já houve vida no planeta. Os pesquisadores destacaram que cerca de 2% do material coletado pelo robô é composto por água. E informaram que, agora, "têm a informação mais abrangente já obtida sobre a superfície de Marte".

Na recente descoberta, foi usado o Analisador de Amostras em Marte (Sam, em inglês), que fica dentro do robô. Ali, o material coletado foi aquecido.

"Os principais gases liberados durante os testes foram água, gás carbônico, oxigênio e dióxido de enxofre. A água é particularmente interessante: é um recurso para futuros exploradores", afirmou Laurie Leshin, pesquisadora do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, e principal autora do estudo divulgado pela Science. 
Jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos