quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A ilha 'nascida' do terramoto










Paquistão 
A ilha 'nascida' do terramoto fotografada pela NASA
Zalzala Koh é nome dado ao aglomerado de pedras e lama que, na passada semana, surgiu do oceano em consequência do terramoto que assolou o Paquistão, segundo informações avançadas pelo Daily Mail.












O terramoto de magnitude 7,8 deixou um rasto de destruição na província do Baluchistão no passado dia 24 de Setembro, mas neste legado de tragédia está também um novo elemento na paisagem da costa sudoeste do Paquistão, uma pequena ilha.

As imagens de satélite tiradas pela NASA mostram que a ilha é plana, arredondada e lamacenta, com uma superfície cheia de fissuras. Estas fissuras emanam um gás tóxico e inflamável, mas não impedem a peregrinação de turistas e residentes locais que querem visitar o novo lugar no mapa.

A explicação para o surgimento desta ilha é bastante simples: o terramoto criou um movimento dos gases presos no interior da terra que levaram à superfície uma espécie de vulcão feito de lama, pedras, peixes mortos e areia.

As projecções indicam que a ilha não deve durar muito tempo devido à erosão e ao arrefecimento do gás, que fará com que a crosta se decomponha.
http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos