quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Notícias Geografia Hoje


Regiões NATO pede à Rússia que reveja reconhecimento de barreiras
O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, apelou hoje à Rússia para retirar as barreiras levantadas nas linhas que separam as regiões separatistas da Ossétia do Sul e Abkházia do resto da Geórgia.

Num comunicado, Rasmussen exprimiu a sua "preocupação" por essas atividades, que "contradizem os compromissos internacionais da Rússia e não contribuem para uma solução pacífica do conflito".

"Tem um impacto negativo na situação no terreno e afeta a vida dos cidadãos da Geórgia que vivem em qualquer dos lados das linhas de limite administrativo", assinalou.

Rasmussen recordou que a posição da NATO sobre o conflito georgiano é "muito clara" e passa por apoiar a "integridade territorial e a soberania da Geórgia dentro das suas fronteiras, reconhecidas internacionalmente".

"Pedimos à Rússia que recuse no seu reconhecimento das regiões georgianas da Ossétia do Sul e Abkházia como Estados independentes", sublinhou.

A mensagem da Aliança Atlântica chega depois de o Governo da Geórgia ter criticado duramente a construção de fortificações na fronteira entre Geórgia e Ossétia do Sul, iniciada recentemente por guardas fronteiriços russos.

Depois da guerra russo-georgiana de 2008 pelo controlo da Ossétia do Sul, Moscovo reconheceu esta região e a Abkházia Estados independentes, levando a que a Geórgia rompesse relações diplomáticas com a Rússia.

A NATO, entretanto, mantém o compromisso de admitir a Geórgia como Estado independente desde que cumpra com todos os requisitos.
http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos