sábado, 30 de agosto de 2008

Conflito separatista na Caxemira


O controle pela Caxemira --região montanhosa em disputa pelo Paquistão e a Índia-- já provocou guerras entre os dois países e há quase seis décadas separatistas entram em confronto com agentes de segurança indianos em plena cordilheira do Himalaia pelo controle da área, que é considerada uma passagem estratégica à parte sul do continente asiático.

O conflito chegou a adquirir novos contornos nos últimos anos, com a demonstração de poderio atômico feito por ambos os países: a rivalidade levou a uma corrida armamentista que culminou com a entrada de Índia e Paquistão, em 1998, no clube dos detentores de armas nucleares. Ambos desenvolveram ao máximo sua infra-estrutura militar. Desde então, as hostilidades na Caxemira passaram a ser acompanhadas com mais atenção pela comunidade internacional.

Mas, em abril deste ano, o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, prometeram buscar um "acordo final" sobre a disputada região da Caxemira de maneira "sincera e frutífera". As negociações foram iniciadas em 2004, e por enquanto, ainda não há uma resolução final sobre o conflito.

Grande parte da população da região da Caxemira é muçulmana e quer a anexação ao Paquistão, o que a Índia nega. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio indiano e o restante sob controle do Paquistão e da China.

Britânicos

A disputa sobre a Caxemira começou em 1947, com a saída dos britânicos da Índia. Uma minoria muçulmana, que ocupava a região norte do território indiano, resolveu se separar, dando origem ao Paquistão. A partir da independência, os paquistaneses começaram a reclamar também pelo controle da Caxemira.

A primeira guerra entre os dois países pelo controle da Caxemira ocorreu entre os anos de 1948 e 1949, com mais de 1 milhão de mortos. Na tentativa de terminar com o conflito, no mesmo ano que marcou o fim da primeira guerra, a ONU (Organização das Nações Unidas) traçou uma linha de armistício que dividiu a região em duas áreas. Em 1962, a China também invadiu a Caxemira, ocupando uma pequena parte do território. Em 1965, a disputa contínua acabou provocando uma segunda guerra entre a Índia e o Paquistão

Com o aparecimento de diversos grupos extremistas islâmicos que realizaram diversos ataques na parte indiana da Caxemira. Os enfrentamentos costumam se intensificar nos meses de verão. Nessa época, com o derretimento da neve em porções da cordilheira do Himalaia, os separatistas islâmicos têm mais facilidade para se infiltrar na Caxemira indiana, vindos de solo paquistanês.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos