quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Notícias Geografia Hoje


Venezuela, Malásia, Nova Zelândia e Angola são eleitos para o Conselho de Segurança



Venezuela, Angola, Malásia, Nova Zelândia e Espanha foram eleitos nesta quinta-feira membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em votações da Assembleia Geral do organismo.

Os quatro primeiros países foram eleitos em uma primeira votação com ao menos dois terços dos votos necessários (129). Angola obteve 190 votos dos 193 países membros, Malásia 187, Venezuela 181 e Nova Zelândia 145.

Na mesma votação Espanha e Turquia não obtiveram os votos necessários, e em uma votação posterior a Turquia só conquistou 60 votos, contra 132 da Espanha para ocupar um dos assentos não permanentes que correspondem à Europa.

O Conselho, que conta com 15 membros, entre eles cinco permanentes, renova todos os anos a metade de seus dez assentos não permanentes.

Os novos membros iniciarão em janeiro um mandato de dois anos.

Malásia, Venezuela e Angola já haviam sido selecionados por seus respectivos grupos regionais e por isso não tinham adversários.

Os cinco países eleitos nesta quinta-feira, que já estiveram antes no Conselho, substituirão Argentina, Ruanda, Coreia do Sul, Austrália e Luxemburgo.

Os outros cinco membros não permanentes que serão substituídos no próximo ano são Chile, Nigéria, Jordânia, Chade e Lituânia.
https://br.noticias.yahoo.com

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos