quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Notícias Geografia Hoje

Explosão dupla de tempestade solar leva centro americano a emitir alerta mundial

Preocupação é de que fenômeno possa interromper sinais de GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia


Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas irá atingir a Terra na noite desta quinta (11) e de sexta-feira (12) e cria preocupações de que sinais de GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos. O assunto foi exposto por autoridades norte-americanas.

Nasa/Getty Images
Imagem da Nasa mostra gigantesca tempestade solar ocorrida em novembro de 2003

Individualmente, as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal ou CMEs, não justificariam advertências especiais. No entanto, o curto intervalo atípico e sua rota direta para a Terra levou o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a emitir o alerta.

O primeiro CME, que explodiu a partir de uma região magneticamente conturbada do sol na segunda-feira (8) à noite, deve chegar à Terra na noite de quinta, disse o diretor do centro Thomas Berger a jornalistas em uma teleconferência.

O mesmo pedaço da superfície solar produziu uma segunda tempestade mais poderosa perto das 17h45 (horário GMT) de quarta (10). "Nós não esperamos quaisquer impactos incontroláveis à infraestrutura nacional por conta dos eventos solares neste momento, mas estamos acompanhando de perto esses eventos", disse Berger.

O sol está atualmente no pico de seu ciclo de 11 anos, embora o nível global de atividade esteja muito menor do que o típico para um pico solar.

Getty Images
Tempestades devem gerar belas Auroras como esta, registrada na Groenlândia em 2007

Tempestades tão poderosas como as de agora, que estão fazendo o seu caminho para a Terra, normalmente ocorrem entre 100 e 200 vezes durante um ciclo solar, disse Berger.

"O fato único sobre este evento é que nós tivemos dois em rápida sucessão e as CMEs poderiam estar interagindo em seu caminho para a Terra, na órbita da Terra ou além. Nós simplesmente não sabemos ainda", disse ele.

As partículas solares altamente energéticas e magneticamente carregadas podem atingir o campo magnético da Terra e interromper algumas comunicações de rádio e degradar os sinais de GPS, disse o NOAA.

As tempestades também têm o potencial de afetar as redes de energia do campo elétrico nas latitudes norte, que são mais suscetíveis a perturbações geomagnéticas.

Operadores de rede elétrica e da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) foram notificados "apenas por precaução", Berger acrescentou.

No lado positivo, as tempestades devem provocar belas auroras, sempre visíveis quando o céu estiver limpo ao longo do norte dos EUA. As auroras são causadas por partículas solares eletricamente carregadas que atingem o oxigênio, nitrogênio e outros gases na alta atmosfera, criando cortinas de luz acima dos polos magnéticos norte e sul do planeta.
http://ultimosegundo.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos