terça-feira, 20 de maio de 2014

A terceirização do trabalho



O termo terceirização surgiu originalmente na linguagem gerencial se referindo à transferência de parte do processo de produção de bens e serviços internos de uma empresa para outras unidades empresariais especializadas. A empresa terceirizada (trabalhadores subcontratados) poderia atuar tanto no ambiente interno como fora da firma contratante.

Por conta disso, a terceirização logo foi associada a formas de emprego precário, pois a mão de obra era geralmente subcontratada em condições precárias e com relações de trabalho piores que as dos empregados diretamente contratados. O resultado foi a segmentação crescente do mercado de trabalho e o aparecimento de novas hierarquias entre empregados expostos aos mesmos espaços laborais e com o exercício de atividades idênticas.

Atualmente, a terceirização reflete mudanças muito mais amplas, como a globalização dos processos produtivos, a competição entre economias e a reorganização flexível da produção, em que subcontratação de empresas e trabalhadores pode ocorrer no mesmo município, no mesmo estado, no mesmo país ou em diferentes países. A centralidade na subcontratação da mão de obra nas agendas de empresas, sindicatos e do governo a evolução das próprias relações de trabalho revela o quanto a terceirização e sua regulação são questões importantes para serem discutidas.
Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos