sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Cientistas criam mapa de risco de erosão do solo no Brasil

Recurso pode contribuir para o planejamento relativo a áreas com potencial produtivo
Rodrigo de Oliveira Andrade



O mapeamento da suscetibilidade à erosão hídrica é um dos recursos da plataforma
Reprodução

Pesquisadores da Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, produziram mapas detalhados das áreas mais suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica no Brasil. Eles estão disponíveis na plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos). A ideia é que sirvam como subsídio em ações de conservação ou recuperação de áreas com potencial produtivo.

Um dos mapas oferece dados sobre a sensibilidade dos solos à erosão hídrica com base em informações sobre o relevo da paisagem e das condições climáticas às quais estão submetidos. Outro mostra o grau de vulnerabilidade dos solos brasileiros à erosão tendo em vista o nível de exposição às intempéries em razão de sua cobertura vegetal natural ou do uso agropecuário a que estão sujeitos. Os pesquisadores produziram ainda um terceiro mapa sobre a capacidade dos solos de resistirem à erosão de acordo com suas características intrínsecas.

A erosão é hoje um problema em todo o mundo, com impactos na produção de alimentos, disponibilidade de terras para a agricultura e qualidade da água.
Revista FAPESP

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos