domingo, 24 de maio de 2020

A indústria do carvão conhece os efeitos das mudanças climáticas há mais de 50 anos (mas não fez nada)





Uma revista redescoberta da década de 1960 revela que a indústria do carvão conhece os perigos das mudanças climáticas provocadas pelo homem há mais de 50 anos, o que pode ser a evidência mais antiga para essas informações proféticas.

Recentemente, ficou claro como a gigante petrolífera Exxon estava ciente das causas e conseqüências das mudanças climáticas pelo menos desde a década de 1970, mas optou por enganar deliberadamente o público por décadas. Novas evidências mostram agora que, em 1966, os executivos do carvão entendiam igualmente a ciência do aquecimento global catastrófico.
Um problema dos velhos tempos



Em um artigo de pesquisa na edição de agosto de 1966 do Mining Congress Journal , James Garvey, então presidente da Bituminous Coal Research Inc. , que desenvolveu equipes de controle de poluição, discutiu o status de contaminantes e sua regulamentação na indústria do carvão na época.

Embora grande parte do documento se refira ao enxofre no carvão, uma pequena seção no início do artigo se refere à liberação de dióxido de carbono (CO2) e revela que, na realidade, “os aspectos poderosos do problema de poluição do ar ”já eram muito valorizadas na década de 1960. Garvey escreveu :


Há evidências de que a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra está aumentando rapidamente como resultado da queima de combustíveis fósseis.

Se a taxa futura de aumento continuar como antes, prevê-se que, como a camada de CO2 reduz a radiação, a temperatura da atmosfera da Terra suba e grandes mudanças ocorram nos climas do planeta.

Tais mudanças de temperatura causarão o derretimento das calotas polares, o que, por sua vez, levará à inundação de muitas cidades costeiras, incluindo Nova York e Londres.
Ciência ... sem consciência?

De acordo com o jornal HuffPost , a existência do artigo foi descoberta em agosto de 2019 pelo engenheiro Chris Cherry da Universidade do Tennessee, Knoxville (EUA), que o encontrou em uma pilha de revistas antigas prestes a ser descartadas.

Cherry ficou impressionada com as observações de Garvey e o que elas implicavam na extensão da consciência científica histórica das mudanças climáticas, mesmo na década de 1960, antes da negação das mudanças climáticas provocadas pelo homem. Isso foi apontado no jornal americano:


Garvey descreveu uma versão do que conhecemos hoje como mudança climática muito bem. Aumentos na temperatura média do ar, derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar. Está tudo lá.

Vale ressaltar que o artigo de Garvey não é a única voz que reconhece os perigos da poluição do carvão na edição de agosto de 1966.

Em um post de discussão após o trabalho de Garvey, o engenheiro de combustão James Jones da Peabody Coal (hoje Peabody Energy , a maior empresa privada de carvão do mundo), não aborda o problema do aquecimento global, mas admite que os padrões de A poluição do ar para proteger a saúde tem um lugar. Isto é o que Jones escreveu naquela época:


A situação é urgente. Somos a favor da limpeza do ar. Na verdade, estamos "comprando tempo". Mas devemos usar esse tempo produtivamente para encontrar respostas para os muitos problemas não resolvidos.
O silêncio da indústria do carvão


Nos anos e décadas que se seguiram, Peabody se tornaria um importante ator industrial na negação organizada das mudanças climáticas, ganhando talvez muito mais tempo do que Jones havia previsto.

É claro que, embora a redescoberta da revista de 1966 seja importante, pois revela que a indústria do carvão conhece há muito tempo as implicações da queima de combustíveis fósseis no clima do planeta, a verdade é que, nessa No momento, esses perigos não eram segredo.

Um ano antes, em 1965 , um Comitê Consultivo Científico dos Estados Unidos informou o Presidente Lyndon Johnson sobre os processos contínuos de aquecimento global devido à queima de combustíveis fósseis. Isso foi avisado pelo relatório:


O homem está involuntariamente conduzindo um vasto experimento geofísico. Em poucas gerações, está queimando os combustíveis fósseis que se acumularam lentamente na terra nos últimos 500 milhões de anos.

As mudanças climáticas que o aumento no conteúdo de CO2 pode produzir podem ser prejudiciais do ponto de vista humano.

De fato, até então, essa era uma notícia antiga. Os perigos das mudanças climáticas apareceram literalmente nas primeiras páginas dos jornais desde 1912 , há mais de 100 anos, e foram escritos até na imprensa popular desde meados do século XIX .

Embora nossa compreensão científica de muitos dos processos envolvidos nas mudanças climáticas tenha, sem dúvida, evoluído enormemente nos últimos 150 anos, é claro que a queima de carvão é conhecida por produzir CO2 que retém o calor na atmosfera. atmosfera e aquece o planeta. A indústria do carvão sabia disso, mas não fez nada.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos