segunda-feira, 16 de maio de 2016

Onde já nevou no Brasil?

 Ricardo Manini




Pergunta do leitor - Ruan P. Orlandini,

Bonfim Paulista, SP

Já caiu neve nos estados do Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo) e também em cidades do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste. A neve é formada em nuvens com temperatura interna abaixo de 0oC, e no Brasil inteiro há nuvens assim. No entanto, para ela chegar ao chão, a temperatura do ar entre a nuvem e o solo não pode ser positiva em nenhum ponto. Caso contrário, os flocos de gelo derretem e viram gotas de água. No Sul, a neve é mais frequente. Em 2013, 25 cidades do Rio Grande do Sul registraram o fenômeno. Nevou até em Curitiba (PR) e na grande Florianópolis (SC). O acúmulo de neve por aqui, no entanto, costuma ser pequeno: embora já tenha chegado a mais de 1 m de espessura, raramente ultrapassa 10 cm.

No Sudeste, há registros de neve no Parque Nacional de Itatiaia, entre RJ e MG. Em SP, já caiu neve em Cunha e Campos do Jordão

Casos históricos de neve no país

Vacaria, RS, 1879

Um jornal gaúcho publica que, em 7 de agosto, caiu tanta neve que os bois ficaram apenas com os chifres de fora.

São Joaquim, SC, 1957

Neva por oito horas. A cidade fica coberta por sete dias e a Força Aérea Brasileira precisa ajudar enviando medicamentos.

Caxias do Sul, RS, 1975

Primeira partida de futebol com neve no Brasil. O Juventude vence o Inter de Santa Maria por 2 x 0 num campo esbranquiçado.

Santa Catarina, 2013

Há precipitação de neve em um terço das cidades. No Brasil, não há registros anteriores em área tão ampla.

Fontes Site da Biblioteca Nacional

Consultoria Augusto Pereira Filho, Carlos Morales e Fabio Gonçalves, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da USP
Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos