domingo, 23 de março de 2014

Tempo ruim para iglus




Quanto mais frequente o degelo, menos a neve serve para construir as habitações dos nativos inuítes

As mudanças climáticas não se integraram apenas ao idioma deles. Silaup asijjipallianinga, "a mudança gradual do tempo", interfere de maneira crescente na vida dos habitantes do Norte do Canadá.

O gelo, cada vez mais fino, não sustenta mais o peso de seus veículos de neve. Os glaciares, no Parque Nacional de Auyuittuq, "a terra que nunca derrete", cedem pouco a pouco. Em vez do "gélido vento norte feminino", sopra, com frequência cada vez maior, o "vento quente masculino", do sul.

Por isso, dizem os nativos, ficou difícil encontrar o tipo de neve que seus ancestrais utilizavam para construir casas de inverno. Eles explicam que o vento frio e forte do norte tem o dom de acumular neve seca, e prensá-la de tal modo, que ela resista quando for necessário "cortar tijolos" firmes para construir um iglu.

Além disso, a camada de neve vem sendo exposta a um maior número de alterações de temperatura. "Com isso, no espaço de apenas duas semanas, a estrutura dos cristais se modifica drasticamente", disse Bernd Pinzer, do Instituto para Pesquisa de Neve e Avalanches, em Davos, na Suíça. Também isso reduz a estabilidade do tradicional material de construção

Mas a neve derretida e congelada diversas vezes, devido às transformações do clima, apresenta ainda outras desvantagens. Como isolante, ela é muito pior do que a neve assentada, duradoura e constantemente fria. O nível de proteção proporcionado pela neve depende das partículas de ar encerradas em pequenas bolhas, que no material prensado responde por 60 % a 80 % de seu volume

A estrutura da neve é mais complexa e, por essa razão, muito mais vantajosa para funcionar como isolante que a do gelo. Para escapar do interior do iglu através das paredes, o calor precisa percorrer caminhos relativamente longos. Em habitações de gelo de boa condição de isolamento, reinam temperaturas "agradáveis", de até 10ºC, inclusive durante geadas rigorosas. O aquecimento interno fica por conta do calor que emana dos corpos dos próprios moradores. Em iglus congelados, as temperaturas seriam muito mais baixas.
Revista GEO

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos