sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Notícias Geografia Hoje



97% de chances de 2012 bater o recorde histórico de calor

O ano de 2012 já bateu alguns recordes. No mês passado, o Ártico atingiu sua menor área de gelo desde que os registros começaram. Segundo dados da NOAA, agência americana de atmosfera e oceanos, os primeiros meses de ano (de janeiro a agosto) são os mais quentes desde que as medições começaram. Para os meteorologistas americanos, o ano se encaminha para bater o recorde histórico. Até agora, o ano mais quente já registrado nos EUA foi 1998, seguido de perto por 2006.

A equipe do Weather Channel, empresa de previsão do tempo dos EUA, calculou que os próximos meses teriam que ser excepcionalmente frios para derrubar a média deste ano e evitar uma nova quebre de recorde no dia 31 de dezembro. Segundo o Weather Channel, há apenas 7% de chances que esfrie tanto assim.

O gráfico acima mostra as médias de temperatura mês a mês de 2012 (vermelho), 1998 (branco) e 2006 (azul). As linhas laranja, amarelo e verde mostram cenários para os próximos meses. Se a temperatura seguir a média dos últimos anos (de 1981 a 2010), o ano seguirá o rumo da linha amarela. Se as temperaturas forem tão quentes quanto os meses mais tórridos já registrados (10% do total), o ano fechará na linha laranja. Para não bater o recorde histórico, as temperaturas nos próximos meses terão que ficar entre os três eventos mais frios já registrados, como mostra a linha verde.

Temperaturas futuras são imprevisíveis, como sempre. Mas em tempos de aquecimento global é mais fácil prever que as médias estarão mais quentes do que mais frias que o normal.

(Alexandre Mansur)
Revista Época

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos