domingo, 23 de setembro de 2012

Notícias Geografia Hoje

Mundo Aquoso
Representação mostra quanto de água há no planeta e onde ela está armazenada
Rose Eveleth

Howard Perlman, USGS; ilustração do globo por Jack Cook, Instituição Oceanográfica Woods Hole; 
Adam Nieman.

Vista do espaço, a Terra é apenas um pálido ponto azul. Azul devido a água em sua superfície. De fato, pouco mais de 70% da superfície da Terra é coberta por água, e a maior parte disso é formada por oceanos. Mas quanta água realmente existe?

Esta imagem, produzida pela U.S. Geological Survey (USGS), mostra toda a água do planeta em três pequenos orbes. O maior, sobre o Oeste dos Estados Unidos, é tudo, tudo mesmo: desde oceanos até a água do subsolo. Parece pouco se comparado ao tamanho da Terra, mas o volume dessa esfera é de 1,38 bilhão de quilômetros cúbicos, e tem cerca de 1.385 km de diâmetro. A esfera flutuante menor, no meio, com 272,8 km de diâmetro representa um subconjunto da esfera maior, mostrando a água doce do solo, lagos, pântanos e rios. Ela não inclui o gelo e a neve permanentes das calotas polares – onde muito da água doce está contida; os seres humanos, infelizmente, não têm acesso a esse suprimento. A pequena mancha ao seu lado representa um subconjunto ainda menor da água – apenas a de rios e lagos. Essa também parece pequena se comparada ao grande orbe, mas tem 56,2 km de diâmetro.

Apesar de os oceanos, mares e bacias cobrirem 70% do planeta, eles contêm cerca de 96% de sua água – toda ela, salgada. A grande categoria seguinte é a das camadas polares, geleiras e neve permanente nos polos e cumes, mas isso é apenas 1,74%. A água do subsolo, tanto doce quanto salgada, é o próximo grande contribuinte para os orbes azuis, sendo responsável por aproximadamente 1,69%. De fato, há muito mais água doce no subsolo do que na superfície, em rios e lagos.

Os humanos consomem vastas quantidades, tanto de água da superfície quanto de água do subsolo, todos os dias. Em 2005, nós usamos 1,24 trilhões de litros de água da superfície e 312,7 bilhões de litros de água do subsolo diariamente. Então, ainda que esses orbes pareçam surpreendentemente pequenos, eles estão sustentando toda a população humana.
SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos