sábado, 24 de março de 2012

Notícias Geografia Hoje

União Africana vai enviar 5.000 para caçar líder rebelde Kony
DA ASSOCIATED PRESS, EM ENTEBBE (UGANDA)
31.jul.06/Associated Press

A União Africana declarou nesta sexta-feira que vai enviar 5.000 soldados em uma caça ao notório líder rebelde Joseph Kony, logo após uma campanha que se espalhou pelo mundo através da internet mirar o chefe do grupo guerrilheiro Exército de Resistência do Senhor.

A missão deve ser lançada a partir deste sábado no Sudão do Sul e vai durar até Kony ser pego, afirmaram autoridades da União Africana (que congrega 53 países do continente), em uma conferência de imprensa na Uganda, país devastado por uma guerra civil da qual Kony foi um dos principais protagonistas.

"Nós precisamos parar Kony com equipamentos -equipamentos militares neste caso", disse Francisco Madeira, representante da UA.

O anúncio desta sexta-feira ocorre no mesmo mês em que um vídeo da ONG americana "Crianças Invisíveis" tornou Kony famoso mundialmente e converteu o líder guerrilheiro numa prioridade para as lideranças políticas. O vídeo já foi visto mais de 100 milhões de vezes.

Joseph Kony, líder do Exército de Resistência do Senhor, durante encontro em 2006
A caça por Kony é primordialmente uma responsabilidade dos militares da Uganda, que receberam ajuda dos EUA no ano passado. Soldados americanos estão baseados em Uganda, Sudão do Sul e na República Centro-Africana.

O Exército de Resistência do Senhor é responsabilizado por 2.600 mortes de civis desde 2008, segundo a UA.

O grupo guerrilheiro também é responsabilizado por forçar crianças a lutarem como solados e sequestrar mulheres e meninas para se tornarem escravas sexuais.

Kony é procurado pela Corte Internacional por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Acredita-se que ele está escondido na República Centro-Africana.
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos