quarta-feira, 25 de novembro de 2009

UNICAMP 2010 - fase1

1. Calcula-se a idade média da população somando-se a idade de todos os indivíduos e dividindo o resultado pelo número de indivíduos. O mapa abaixo representa a projeção da idade média para os países em 2009.

a) Com base neste mapa, indique a faixa de idade média da Itália e do Paraguai. Indique dois desafios socioeconômicos que a Itália enfrenta em relação à idade média da sua população.
b) Dê duas razões associadas ao fato de a África Subsaariana apresentar uma elevada população jovem em relação à adulta, portanto uma média de idade muito baixa.

2. Uma das definições de desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
(Adaptado de
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/)
a) O solo é um recurso fundamental para a subsistência da população mundial. Que práticas de conservação do solo podem garantir sua preservação para as gerações futuras?
b) Segundo o INPE, nos últimos meses de novembro, dezembro e janeiro, foram registrados, na Amazônia Legal, 754 km² de desmatamentos por corte raso ou degradação progressiva. Indique o principal objetivo desse desmatamento e as consequências ambientais dessa ação.

Respostas
Questão 1
a)
A faixa de idade média da Itália é entre 40 anos e mais e a do Paraguai é entre 20 e 25 anos. A Itália apresenta a população em envelhecimento, o que traz como conseqüências: baixa PEA (falta de mão-de-obra), gastos com previdência (aposentadorias), gastos com saúde geriátrica. O envelhecimento afeta a oferta de mão-de-obra e por isso há maior pressão de imigrantes estrangeiros, o que pode provocar atritos culturais.
b)
A região apresenta alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida derivadas dos seguintes fatores: pobreza (más condições de vida); baixo acesso à educação e saúde; epidemias; guerras (violência); baixa esperança de vida ao nascer; falta de saneamento básico; fatores culturais derivados de uma sociedade rural; baixo uso de métodos anticoncepcionais (falta de planejamento familiar), elevado número de filhos por família, mães muito jovens com muitos filhos.
Questão 2
a)
Rotação de culturas, plantio em curvas de nível, terraceamento, plantio direto, adubação orgânica, implementos agrícolas mais leves, redução das queimadas, redução de uso de agrotóxico.
b)
O principal objetivo desse desmatamento é a abertura de clareiras para atividade agropecuária, extração de madeira, áreas de produção mineral, infra-estrutura de transporte e hidroeletricidade. As principais conseqüências são: redução da biodiversidade, degradação do solo, erosão, assoreamento dos rios, alteração de microclima, alteração do ciclo hidrológico, aquecimento global, emissão de gás carbônico.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos