terça-feira, 24 de novembro de 2009

Prova USP-2010 - fase1

1. Em face das altas taxas de mortalidade e perdas econômicas registradas mundialmente devido a epidemias, a Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão da ONU, estabeleceu, em 1947, uma rede mundial de vigilância do vírus influenza (causador da gripe), que era composta, em setembro de 2009, por 125 laboratórios nacionais e 5 Centros Mundiais de Referência e de Pesquisa.
Com base nos seus conhecimentos e nas informações acima, é correto afirmar que
a) a OMS tem a função de coordenar ações de monitoramento, controle e pesquisa de doenças e infecções principalmente na Europa, nos EUA e no México.
b) a rede de vigilância do vírus influenza não apresenta hoje a mesma importância que tinha no passado, em função da existência, na atualidade, de remédios eficazes.
c) a rede de vigilância não tem sido eficaz no desempenho de suas funções, devido ao grande número de laboratórios participantes em vários países.
d) o aumento do número de viagens aéreas internacionais nas últimas décadas tem ocasionado uma maior rapidez na disseminação de doenças e infecções.
e) no caso da denominada “gripe suína”, a OMS e sua rede de vigilância não tiveram um papel efetivo, ao contrário dos grandes laboratórios farmacêuticos asiáticos.

2.



Um dos critérios utilizados para a classificação dos países, segundo seus níveis de desenvolvimento, é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é calculado numa escala de zero a um, tomando como base as condições de educação, saúde e renda da população.
Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) o IDH permite uma classificação dos países a partir das dinâmicas sociais das populações, não considerando os seus aspectos econômicos.
b) o IDH permite uma classificação dos países baseada em aspectos significativos das condições de vida das populações.
c) o Brasil passou a fazer parte do grupo de países de menor desenvolvimento humano, quando atingiu o IDH de 0,800 em 2005.
d) um fato comum aos países de alto IDH, apresentados no gráfico, reside nos elevados níveis de atividade industrial, sobretudo no setor de máquinas e equipamentos.
e) o IDH do Japão é superior ao do Brasil, pois a matriz energética do país asiático, baseada em fontes renováveis, apresenta menores impactos na saúde de sua população.

3.
Investimentos em Ciência e Tecnologia
Países Investimentos (US$ bilhões) Empresas (%) Governo (%)
EUA 369 66 28
Japão 139 77 16
Alemanha 69 68 28
França 43 52 38
Coreia do Sul 36 76 23
Reino Unido 36 45 32
Rússia 25 30 63
Canadá 24 48 33
Brasil 20 47 53
Itália 19 40 48
Espanha 16 47 43
Austrália 15 57 38
México 6 47 45
Argentina 3 29 68
Portugal 3 36 55


Fonte: http://www.mct.gov.br. Acessado em julho de 2009. Adaptado.
O desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos é um elemento crucial na busca da competitividade das empresas e o desempenho delas é um dado significativo para a economia dos países onde estão instaladas. Na atualidade, cada vez mais esses processos de inovação estão intimamente relacionados com os investimentos efetuados em pesquisa científica e tecnológica.
Considerando os seus conhecimentos e as informações apresentadas acima sobre o desempenho de diferentes países, em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, pode-se afirmar que
a) os governos investem em pesquisa científica e tecnológica, sobretudo com o objetivo de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas economias.
b) a participação menor do governo em relação às empresas reflete uma falta de interesse do setor público em propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.
c) os países em que a participação do governo é mais significativa em relação à pesquisa científica e tecnológica, apresentam as mais altas taxas de inovação e desenvolvimento científico.
d) a participação dos governos em relação à pesquisa científica e tecnológica é uma distorção, pois esses investimentos não apresentam resultados significativos no desenvolvimento dos países.
e) em grande parte dos países que apresentam os maiores orçamentos em pesquisa científica e tecnológica, a participação do governo é majoritária em relação às empresas.

4.



Em relação ao desempenho do agronegócio no Brasil, é correto afirmar que
a) as atividades industriais e de distribuição apresentam uma dinâmica independente, não sendo afetadas pelo desempenho do setor agropecuário.
b) o processo de distribuição é importante para os custos dos produtos agropecuários, mas é pouco influenciado pela precariedade da infra-estrutura de transportes.
c) apesar de ter ampliado a sua participação nos últimos anos, o setor agropecuário é minoritário na estrutura do agronegócio, pois seus produtos apresentam pouco valor agregado.
d) entre os insumos incluídos na esfera do agronegócio, pode-se destacar a produção de tratores e colhedeiras, bem como a denominada agroindústria, que beneficia os produtos agropecuários.
e) o excelente desempenho do agronegócio na balança comercial brasileira está relacionado com a crise econômica internacional que eclodiu no final de 2008.

5. O mapa abaixo representa a emigração de pessoas qualificadas profissionalmente, fenômeno conhecido como “fuga de cérebros”.


Em relação a esse fenômeno, é correto afirmar que
a) a emigração de profissionais qualificados situa-se, no máximo, em torno de 15%, e isso não apresenta grandes impactos nos países onde há emigração.
b) os fatores que levam os profissionais qualificados a emigrarem estão relacionados com as boas condições de trabalho em seus países de origem.
c) os fluxos migratórios de profissionais qualificados não são benéficos para os países de destino, pois estes já são bem dotados em relação a esse aspecto.
d) os países que apresentam taxas entre 10,1% e 15% de emigração de profissionais qualificados não estão integrados a blocos econômicos.
e) os países com menores índices de desenvolvimento são os mais afetados, pois se vêem especialmente privados de seus profissionais mais qualificados.

6. Arthur de Gobineau, no seu Ensaio sobre as desigualdades das raças humanas, de 1853, defendia a tese de que a decadência da humanidade era inevitável e a atribuía à degeneração provocada pela mistura entre raças superiores e inferiores. Mais tarde, teorias raciais, como as de Gobineau, associadas à compreensão simplificada e deturpada das teses biológicas de Charles Darwin (1859) sobre a evolução das espécies, ganharam força, em nome do chamado Darwinisno Social, para explicar desigualdades sociais e entre os povos. Assim, o “racismo científico” servia como uma das justificativas, no final do século XIX e início do XX, ao neocolonialismo, ou seja, às conquistas europeias de territórios habitados por raças consideradas inferiores.

A partir do texto, pode-se afirmar que
a) a evolução das espécies de Charles Darwin indicava que a desigualdade entre os homens era decorrente de suas raças.
b) o neocolonialismo foi a fase de conquistas territoriais que correspondeu às grandes descobertas.
c) o Darwinismo Social serviu de base para práticas de conquista territorial e de exclusão social, justificadas pela ciência.
d) as conquistas territoriais pelos europeus permitiram aos pobres de diversas sociedades ascenderem economicamente.
e) a sobrevivência dos menos capazes era a grande motivação para as conquistas territoriais europeias do final do século XIX.

7. Poluição no Tietê encolhe 120 km Dezesseis anos de obras e R$ 3 bilhões depois, o mesmo Rio Tietê que ainda agoniza aos olhos dos paulistanos começa a dar sinais de vida a pouco mais de 100 quilômetros da capital. O mais importante manancial do Estado, castigado todos os dias com mais de 690 toneladas de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ressurge com espécies de peixes que não eram encontradas havia três décadas em cidades na região de Sorocaba, onde o nível de oxigênio dobrou entre os anos de 1992 e 2008. Nas análises de amostras coletadas no início do ano no bairro Parque das Monções, em Porto Feliz, a 110 km da capital, a entidade SOS Mata Atlântica constatou que o nível de oxigênio dobrou em relação ao início dos anos 90 - passou de 4 para 8 mg por litro. O Estado de S. Paulo, 24/02/2008.
Em relação às condições do rio Tietê, é correto afirmar que
a) os primeiros resultados do processo de despoluição do rio podem ser atestados pela melhoria do nível de oxigênio na água em locais relativamente próximos à RMSP.
b) a melhoria da qualidade da água não tem relação com os investimentos efetuados no rio, mas sim com a ampliação de sua vazão, motivada pelo aumento da pluviosidade.
c) a presença de peixes não está relacionada com o nível de oxigênio na água, mas sim com a diminuição dos predadores, sobretudo pássaros, alvos de caça ilegal.
d) a melhoria do nível de oxigênio na água não pode ser considerada como uma evidência de diminuição da poluição, pois mesmo na RMSP têm sido constatados índices superiores a 8 mg por litro.
e) o rio apresenta uma situação mais grave relativa à poluição, sobretudo em sua foz no município de Salesópolis, nas proximidades do rio Paraná.

8. A atual crise econômica mundial indica desaceleração, desemprego e recessão. As comparações com a Grande Depressão de 1929 a 1933 são inevitáveis.
Entretanto, é necessário assinalar diferenças significativas, como a intervenção imediata dos governos. As práticas estritamente liberais e a crença na capacidade de mercados eficientes e autorregulados foram abandonadas, com injeção de recursos públicos em instituições financeiras e setores produtivos, diferentemente da crise de 1929. Não havia então uma coordenação internacional: era impossível compatibilizar as ações norte-americanas para superar a crise com as propostas nazistas e mesmo com as nações endividadas, como a França e a Inglaterra. Hoje, existe uma disposição comum entre os EUA, a Europa, o Japão e a China em evitar a propagação da crise.
Frederico Mazzucchelli. A crise atual em uma perspectiva histórica: 1929 e 2008. Adaptado. http://www.tecnologiasa.com.br/2008/10/31. Acessado em maio de 2009.
A partir do texto, é correto afirmar que
a) a globalização impede a superação da atual crise financeira mundial, porque as relações econômicas entre os países estão enfraquecidas.
b) as operações financeiras estatais no mercado têm menos impacto atualmente do que na crise de 1929, pois não há uma coordenação supranacional entre elas.
c) a crise atual não afetou a produção e o emprego, como ocorreu após 1929, pois se restringiu aos setores ligados às operações bancárias.
d) as ações dos estados capitalistas, na crise atual, representam uma flexibilização dos princípios do liberalismo econômico de não intervenção nos mercados.
e) as soluções propostas para a crise atual não são eficazes, pois é impossível compatibilizar interesses de estados capitalistas, entre si e com os da China comunista.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos