segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Rede de conceitos do Século XXI (2)


Rede de conceitos do Século XX1 (2)

Verbetes do Dicionário do século XXI
Jacques Attali

MAR - Ameaçado de morte pelas descargas dos transportes marítimos, as imersões voluntárias de dejetos nucleares ou os efeitos da poluição urbana, ele é e continuará sendo mais que nunca necessário para a sobrevivência da humanidade.
Deverá absorver uma parte importante do "efeito estufa" para retardar o aquecimento planetário, regular o clima e evitar que a elevação de seu nível inunde camadas freáticas e terras emergidas onde vivem centenas de milhões de pessoas.
Deverá alimentar uma parte considerável da humanidade. Para isto, será necessário regulamentar rigorosamente a pesca, proteger as espécies ameaçadas de desaparecimento e desenvolver a aquacultura. Também será preciso proteger e aproveitar as centenas de milhões de espécies marinhas, animais e vegetais, ainda desconhecidas. Serão utilizadas para criar e fabricar remédios contra o câncer, antiviróticos, estimulantes cardíacos, remédios contra a dor etc.
Servirá para deslocar icebergs e fornecer, mediante dessalinização, uma grande quantidade de água potável absolutamente vital.
Deverá fornecer materiais que podem revelar-se raros em questão de um século, como o titânio e o cádmio.
Transportará grandes quantidades de mercadorias que de outra forma não poderiam ser deslocadas, a bordo de navios de grande porte movidos a propulsão nuclear.
Mais necessário que nunca à sobrevivência da humanidade, será preciso rever os tratados que o protegem e reforçá-los, conferindo a uma instituição internacional poder de controle em pleno mar, declarado propriedade comum da humanidade, e criar uma Polícia Internacional dos Mares, incumbida de neles impor o respeito dos direitos das gerações futuras.

PEIXE - Vai-se tornar um produto raro e de luxo, até que a genética revolucione a aquacultura e o equilíbrio do mar.
É hoje a principal fonte de proteínas animais de um bilhão de homens, basicamente na Ásia, onde mais da metade da pesca é realizada, atendendo a mais da metade do consumo mundial.
Entre 1950 e o fim do século XX, a pesca multiplicou-se por cinco, chegando a 100 milhões de toneladas. Para manter o consumo em seu nível atual - 17,9 kg por habitante e por ano -, seria necessário pescar 16 milhões de toneladas a mais em 2010.
Isto não será possível: em 90% das espécies consumidas (bacalhau da Terra Nova, arenque do Báltico, salmão do Pacífico), a pesca já é quatro vezes superior ao nível máximo para a reprodução da fauna. Além disso, 70% das reservas mundiais estão esgotadas ou prestes a isto. Das 17 grandes áreas de pesca do mundo, nove estão em declínio. Enfim, o despejo no mar de milhões de toneladas de compostos azotados e fosforados favorece o crescimento de algas e absorve o oxigênio necessário aos peixes.
A oferta, portanto, vai baixar. Os conflitos pelo controle das zonas de pesca vão proliferar: entre o Japão, a China e a Rússia, a Espanha, a Grécia e a Itália, a União Européia, Marrocos e Senegal. A pesca ilegal se desenvolverá na Malásia, no Vietnã, na Indonésia.
Para evitar a aceleração do desastre, seria necessário gerir muito mais racionalmente as reservas, suspender a pesca de todas as espécies ameaçadas, impor limites aos pescadores e licenças às pesqueiras.
A produção por habitante só poderá, portanto, diminuir - de 17,9 kg hoje para 9,5 kg em 2020 - no exato momento em que a elevação do nível de vida levar ao aumento da demanda. Caminhamos para uma defasagem cada vez maior entre a oferta e a demanda logo, para uma alta duradoura dos preços do peixe.
Esta situação só poderá ser modificada se a aquacultura conseguir chegar a representar metade do total de peixes pescados em 2020, o que ninguém pode garantir.

SECA - Sufocará o Magreb e a Espanha, tornará cultiváveis vastas extensões da Escandinávia, da Sibéria e do Canadá. Conseqüência da transformação do clima, ela agravará a falta d'água no Oriente Médio e na África central. Mais adiante, tornará o mundo irrespirável e ameaçará de asfixia a humanidade.
Será combatida mediante a redução da poluição do ar, para atenuar o "efeito estufa". Os homens se adaptarão a ela diminuindo a demanda de água das plantas, graças à biogenética. Será uma das conseqüências mais amplas dos erros da era industrial nos dois próximos séculos. Ela provocará pânicos, retornos a manifestações de fé cega, anúncios de fim do mundo.
Ainda reversível, não continuará a sê-lo por muito tempo.


Jacques Attali é economista.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos