quarta-feira, 13 de março de 2019

Concurso de Professor de Geografia - Simulado 1 2019


 Boa Prova
Geografia Hoje

1.  (Barra de Guabiraba-PE 2016) 
É uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. A brasileira é o pampa gaúcho. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial.
(A) Savana
(B) Estepe
(C) Pradaria
(D) Tundra

2. (Ituiutaba-MG 2016) 
Imagem relacionada
Nome dado ao movimento populacional registrado diariamente nas grandes cidades. Esse tipo de migração envolve milhões de pessoas espalhadas nos grandes centros urbanos de todo mundo. É comum em cidades com uma região metropolitana estabelecida:
(A) Migração sazonal.
(B) Imigração pendular.
(C) Migração Pendular.
(D) Nenhuma das alternativas

3. (Ituiutaba-MG 2016) 
O processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
(A) É certo pensar que a industrialização é o único fator que condiciona o processo de urbanização.
(B) O avanço nos sistemas de telecomunicação e mídias sociais impulsionaram a globalização.
(C) O crescimento acelerado das cidades contribui para fomentar a macrocefalia urbana.
(D) Nenhuma das alternativas.

4. (Santa Cruz do Arari-PA 2016) 
Resultado de imagem para revolução técnico-científico-informacional
Em tempo de revolução técnico-científico-informacional, tornar um produto mais valorizado por meio do incremento de inovações tecnológicas é o eixo fundamental para o desenvolvimento da indústria de ponta e dos investimentos públicos em pesquisa. No contexto acima, é correto afirmar que
(A) a transmissão de informações através de cabos de fibra ótica e o desenvolvimento de tecnologia rudimentar na engenharia genética contribuem para grandes avanços em produtos farmacêuticos.
(B) os vultosos investimentos em pesquisas cientificas e tecnológicas promovidos por tecnopolos contribuem para novos materiais, programas de computador e produtos vinculados à biotecnologia.
(C) os Estados Unidos, Egito, Malásia e Japão, campeões nos campos da informação, telecomunicações, da biotecnologia, e mão de obra altamente qualificada, têm contribuído para o maior desenvolvimento da produção industrial do planeta.
(D) a automação por meio de robôs industriais em países de tecnologia de ponta tem gerado uma absorção expressiva da mão de obra no setor industrial, em detrimento do setor de serviços.

5. (Santa Cruz do Arari-PA 2016) 
O trânsito e o transporte nas grandes metrópoles brasileiras são problemas que cada vez mais tomam grandes proporções. Além disso, o modelo econômico adotado, ao incentivar a aquisição de carros, gera, entre outros problemas, os ambientais. Neste contexto, é correto afirmar que
(A) os congestionamentos frequentes nos grandes centros urbanos contribuíram para que o poder público investisse em transporte coletivo de boa qualidade, com veículos novos e seguros.
(B) a imensa frota de veículos é responsável por grande parte da poluição atmosférica nos centros urbanos, visto que contribui para o aumento do efeito estufa, por meio da emissão do dióxido de carbono (CO2).
 (C) a grande concentração de asfalto, concreto e veículos nas cidades faz com que a temperatura média desses lugares seja menor do que em áreas próximas, contribuindo assim para a redução das ilhas de calor.
(D) a pavimentação de vias em áreas urbanas tem contribuído para reduzir a impermeabilização do solo e o entupimento de bueiros e bocas de lobo, permitindo o melhor escoamento das águas da chuva para as redes fluviais.

6. (Santa Cruz do Arari-PA 2016) 
Imagem relacionada
A globalização, atual fase de mundialização do capitalismo, está para seu atual período informacional como o colonialismo esteve para sua etapa comercial e o imperialismo para a industrial e financeira. Sobre o processo de globalização, é correto afirmar que
(A) é consequência do avanço tecnológico em diversos setores da economia e da modernização dos sistemas de transportes e telecomunicações, que ocorrem de forma diferenciada no meio geográfico e são responsáveis pela aceleração dos fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas.
(B) os fluxos de globalização se dão em rede e seus nós mais importantes são tantos os lugares que dispõem dos maiores mercados consumidores e melhores infraestruturas quanto os lugares de pouco desenvolvimento, portanto a globalização acontece igualmente no sistema mundo.
(C) esse processo tem dimensões essencialmente econômicas que causam grandes impactos para o setor industrial e financeiro, porém a sociedade, a cultura e a política estão isentas desses impactos.
(D) sua expansão capitalista acontece em empresas transnacionais que estão sediadas, principalmente, em países emergentes e pobres, com o objetivo de controlar e manipular mercados dos países desenvolvidos.

7. (São Lourenço do Sul-RS 2016) 
De acordo com Oliveira in ROSS, o Mercosul foi criado a partir do Tratado de Assunção, assinado em 1991. O tratado estabeleceu que a partir de 1º de janeiro de 1995 ficaria implantada de forma definitiva a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países pertencentes a esse bloco econômico, através da eliminação das barreiras tarifária e não tarifária. Qual dos países abaixo NÃO é considerado um país integrante do Mercosul?
(A) Brasil.
(B) Cuba.
(C) Argentina.
(D) Uruguai.

8. (Petrolina-PE 2016) Identifique os tipos de produção agrícola.
Imagem relacionada
I. Sistema agrícola arcaico, baseado em técnicas rudimentares (queimadas, enxadas), com esgotamento e abandono do solo onde são cultivados produtos de subsistência.
 II. Sistema tradicional que utiliza técnicas mais aprimoradas (adubação e terraceamento) e caracteriza-se por propriedades pequenas e mão-de-obra numerosa.
 III. Sistema agrícola baseado na monocultura e no latifúndio, com mão-de-obra numerosa e produção em larga escala, voltada para o mercado externo.

(A) I. Agricultura itinerante/ II. Agricultura de jardinagem/ III. Agricultura de plantation.
(B) I. Agricultura de subsistência/ II. Agricultura de plantation/ III. Agricultura itinerante.
(C) I. Agricultura de plantation/ II. Agricultura de jardinagem/ III. Agricultura itinerante.
(D) I. Agricultura coletiva/ II. Agricultura de roça/ III. Agricultura jardinagem.

9. (Petrolina-PE 2016) 

O Brasil é considerado um país rico quando o assunto trata de recursos hídricos. Qual desses motivos poderia ocasionar uma crise de água em nosso país?
(A) escassez dos rios intermitentes.
 (B) poluição e desperdício no consumo.
(C) inexistência de rios efêmeros.
 (D) ausência de reservas de águas subterrâneas.

10. (Petrolina-PE 2016) 
A urbanização desordenada, que atinge os municípios despreparados para atender às necessidades básicas, causa uma série de problemas sociais e ambientais, exceto:
(A) a criminalidade

(B) a favelização
(C) a poluição do ar e da água
(D) a diminuição dos resíduos sólidos

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos