sábado, 20 de abril de 2019

O degelo no Himalaia, "a crise climática que não se ouviu falar"


É um fenômeno que pode ocorrer até 2100, mesmo se forem tomadas medidas ofensivas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


A região montanhosa do Hindu Kush Himalaya - que se estende por 3.500 quilômetros por oito países, do Afeganistão à Birmânia - é forçada a derreter, pelo menos um terço de seu gelo. O aquecimento global é responsável. O evento pode acontecer neste século, como um estudo feito por 210 cientistas há cinco anos atrás.


Os autores que participaram desta pesquisa preveem que o fenômeno ocorrerá neste século, mesmo que os países decidam defender o Acordo de Paris (2015), no qual tomarão medidas agressivas para prevenir o aquecimento global . Isso é para o propósito que essas nações envolvidas assumem o controle das emissões de gases de efeito estufa.
"Transforme cimeiras cobertas por geleiras sobre rochas nuas"

Este cenário infeliz terá conseqüências de longo alcance na região. O evento irá alterar o Mekong, o Yangtze, o Ganges e o Indus, rios essenciais para cultivos localizados na Índia e na China .

Por outro lado, essas geleiras também representam uma fonte de água vital para os 250 milhões de habitantes das montanhas e para 1.650 milhões de pessoas que estão localizadas nos vales desses córregos. Essas correntes, com o planalto tibetano, são conhecidas como o Terceiro Pólo da Terra.

No decurso do fenómeno, e enquanto o gelo derrete, os rios registarão as suas maiores cheias, causando inundações constantes até ao ano de 2060 . Após esse ano, as correntes cessarão novamente, reduzindo a capacidade hidrelétrica, o risco das lavouras e o fornecimento de água potável.

"Esta é a crise climática que não foi ouvida", disse Philippus Wester, do Centro Internacional de Desenvolvimento Integrado de Montanhas (ICIMOD). Wester também coordenou o estudo e argumentou que o aquecimento global seria capaz de "transformar os picos das montanhas cobertas por geleiras em rochas nuas".

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos