sábado, 20 de abril de 2019

5 maneiras simples de verificar se a Terra é redonda




Há mais de dois mil anos sabe-se que a Terra é redonda e no século XXI parece uma piada ter que confirmar essa teoria. Mas isso é o que acontece, porque ainda existem aqueles que pensam que a Terra é plana e a crença se estende cada vez mais.


Para refutar os terraplanistas, esses experimentos simples podem ser feitos para confirmar que a Terra é redonda .
Observe um barco

Você pode ver um veleiro se afastando no horizonte. Sente-se em frente ao mar na praia ou a partir de um píer com binóculos. Enquanto o veleiro está se afastando, você notará que o casco é a primeira coisa que você para de ver , depois a vela e depois a ponta do mastro, até que você a perca completamente.

NASA astrônomo Michelle Thaller disse para o site Big Think que, se a Terra fosse plana, enquanto mais longe o barco seria menor, mas ele pode sempre ser seguido completamente.


O que acontece quando o veleiro se afasta?

Também pode ser verificado ao contrário. À medida que o veleiro se aproxima, primeiro o mastro , a vela e finalmente o casco serão visualizados.
Escalar uma árvore

Erik Frenz explica este caso para o site científico Cell. Localize visualmente uma árvore no meio de uma vasta extensão de terra. Se a Terra é plana, a distância visual do solo seria a mesma que a que subia na árvore. Você veria os mesmos elementos da paisagem.

Pelo contrário, com a Terra redonda como é, do topo da árvore você pode ver longe no horizonte , enquanto que abaixo do alcance visual seria limitado. Frenz explica que esse fenômeno é devido à curvatura da Terra, escondendo as áreas distantes ao nível do solo e revelando-as no topo.


Ultimamente a hipótese dos terraplanistas assumiu força.
Olhe para um eclipse lunar

Quando a Terra está localizada entre a Lua e o Sol durante um eclipse lunar, a silhueta terrestre é projetada na superfície da Lua. A sombra que é percebida a olho nu é redonda. Este efeito da luz não seria possível mesmo que a Terra fosse plana na forma de um disco.

Thaller explica que apenas uma esfera poderia produzir uma silhueta circular , e isso independentemente da direção de onde vem a luz. Sobre isso, o cientista Neil deGrasse Tyson ironizou a teoria de que a Terra é plana com um tweet que diz: "Um eclipse lunar que os terraplanistas nunca viram".



Viajar de avião

O portal Popular Science destaca dois fenômenos que podem ser percebidos durante uma longa viagem de avião. A curvatura da Terra pode ser observada com freqüência durante um vôo transatlântico. De fato, um dos melhores cartões postais desse fenômeno foi oferecido pelo Concorde.

Aos 10 quilômetros de altitude, você pode começar a ver a curvatura da Terra , enquanto a 15.000 metros é muito evidente.

Outro exemplo claro é que existem aviões que conseguem dar a volta ao mundo sem fazer paradas. Isso significa que eles podem voar grandes distâncias em linha reta aparente, mantendo a altitude, sem encontrar as supostas bordas da Terra.


Você foi capaz de observar a curvatura da Terra?
Olhe para os fusos horários

Quando em uma parte do mundo é dia, a noite já caiu na outra. A razão que o sol ilumina um lado do planeta, enquanto o outro permanece obscura , é porque "a Terra é redonda e gira sobre seu próprio eixo , " de acordo com a Popular Science.

Se a Terra fosse plana, o Sol poderia ser visto dia e noite, mesmo que não estivesse iluminando esse lado do planeta.

Para ilustrar esse fenômeno de maneira prática, a Ciência Popular utilizou um teatro. Ele explica que as pessoas na plateia podem ver os refletores que estão no palco, mesmo que não iluminem seus assentos que permanecem no escuro.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos