quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Meios de Transportes - Vestibular UERJ

1. UERJ-2011


A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais.

A principal consequência sobre o meio ambiente resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é:
(A) agravamento do aquecimento global 
(B) acentuação do fenômeno da Ilha de Calor
(C) aceleração do processo de desmatamento
(D) aumento da destruição do ozônio estratosférico

Alternativa correta: (A)

Comentário da questão:O aquecimento global, segundo o ponto de vista da maior parte dos cientistas, é um fenômeno provocado pelo aumento da concentração atmosférica de gases que potencializam o efeito estufa natural. Esses gases têm origem antrópica - ou seja, derivam da ação do homem sobre o meio ambiente -, sendo os meios de transporte modernos os responsáveis por significativa parcela dessas emissões, em proporções diferenciadas, conforme pode ser observado no segundo gráfico. Uma vez que cerca de quatro quintos das emissões provêm do transporte rodoviário, a opção da União Europeia por ampliar a extensão dessa rede contribui para o agravamento do problema ambiental em questão.
2. UERJ-2008

Belezas naturais e boa infra-estrutura de transportes e hotelaria são atributos comuns às áreas que recebem grandes fluxos anuais de turistas.
A leitura do gráfico fornece elementos para concluir que outro importante fator comum aos países que se destacam como destino turístico é:
(A) território vasto com grande diversidade climática
(B) política de preservação do patrimônio histórico
(C) anulação das ações de grupos políticos extremistas
(D) semelhança cultural com o país de origem dos visitantes

Alternativa correta: (B)
Comentário da questão:No ranking apresentado na tabela, a maioria dos destinos escolhidos por turistas corresponde a países cuja história e cuja cultura são amplamente reveladas pelo patrimônio histórico, destacando-se assim a política de preservação desenvolvida por seus governos.
3. UERJ-2012
Denomina-se intermodalidade a estratégia de integração entre diferentes meios de transporte, como nos exemplos abaixo:

 Cite quatro consequências da intermodalidade para a organização da produção industrial em escala global.

Comentário da questão:O transporte intermodal viabiliza uma série de vantagens referentes à logística que dá apoio à produção e à circulação de mercadorias, em função da eficiente integração entre diferentes modais de transporte. Assim, esse sistema de organização da produção industrial em escala global possibilita a redução do custo de produção, em função da fragmentação da produção, da diminuição do tempo de transporte da mercadoria, do aumento da quantidade de mercadoria transportada por viagem e de menores gastos com frete. A intermodalidade possibilita também a produção em locais muito distantes dos grandes mercados consumidores e a diminuição da poluição atmosférica em virtude da otimização dos meios de transporte e da redução da utilização do modal rodoviário.
4. UERJ-2012

A descontinuidade espacial das áreas de influência dessas duas metrópoles meridionais tem como principal explicação a existência de:
(A) fluxos de migrantes da região Sul para outras regiões
(B) filiais de indústrias gaúchas e paranaenses dispersas pelo país
(C) redes de transporte rodoviário com origem nos estados sulistas
(D) matrizes de bancos curitibanos e porto-alegrenses e agências em outros estados

Alternativa correta: (A)

Comentário da questão:A configuração espacial da área de influência de uma metrópole revela muito a respeito das atividades econômicas e dos vínculos socioespaciais que ela estabelece com as demais cidades da rede urbana que ela polariza. A área de influência ou polarizada por uma metrópole é função da intensidade e da frequência com que os habitantes das áreas polarizadas recorrem às atividades terciárias da metrópole. No caso das metrópoles da região Sul do Brasil, uma característica dessa configuração destacada no mapa é a descontinuidade espacial das áreas de influência tanto de Curitiba quanto de Porto Alegre. Essa descontinuidade, associada ao conhecimento da diáspora migratória de paranaenses e gaúchos acompanhando a expansão da fronteira agrícola nacional, permite relacionar a migração com a localização dos espaços de influência das duas metrópoles. Essa relação é perceptível pela localização de diversos fragmentos espaciais das áreas polarizadas pelas metrópoles meridionais em territórios de vários estados das regiões Centro-Oeste e Norte. Esses espaços tornaram-se os principais destinos dos migrantes gaúchos e paranaenses nas últimas décadas, principalmente em virtude da disponibilidade de terras baratas.
5. UERJ-2013


A reportagem aborda o plano de investimentos anunciado em 2012 pelo governo federal.
Aponte duas justificativas econômicas para a prioridade dada pelo governo ao setor ferroviário.
Comentário da questão:O sistema de transporte brasileiro é avaliado por usuários e especialistas como ineficaz, sendo um dos grandes responsáveis pelo chamado “Custo Brasil” -- conjunto de fatores que elevam os custos dos produtos brasileiros no mercado externo. O plano de investimentos para o setor ferroviário anunciado pelo governo brasileiro em 2012 destaca-se tanto pelo volume de recursos a serem investidos, quanto pela prioridade dada ao transporte ferroviário, negligenciado desde a década de 1930 e considerado uma das redes de transporte mais arcaicas do país. Dentre as justificativas econômicas para a priorização de políticas públicas do setor, são relevantes: custo do frete por tonelada bastante reduzido para distâncias superiores a 300 km, comuns no território brasileiro; custo mais barato do frete ferroviário para produtos de baixo valor por volume, como os produtos agrícolas e minerais, amplamente exportados pelo Brasil; conexão de diversas áreas importantes do interior do país aos portos exportadores com os traçados previstos para construção, barateando o preço final dos produtos destinados ao mercado externo.
www.revista.vestibular.uerj.br

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