sábado, 21 de setembro de 2013

Norte geográfico e norte magnético

O que é, o que é?

Norte geográfico e norte magnético



Por muito tempo se pensou que o norte geográfico e o norte magnético eram um só. Em 1831, o explorador inglês James Ross verificou que não eram iguais ao chegar ao Ártico e ver que a bússola apontava para o chão, o norte magnético (as linhas de força eram verticais e a única posição em que a agulha aquietava era na vertical).

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes. Usando esse princípio os chineses inventaram a bússola e os europeus se lançaram às grandes navegações.

Uma agulha imantada aponta sempre para o polo norte magnético e, de modo aproximado, para o norte geográfico. O ângulo entre o norte magnético e o geográfico reflete a declinação magnética do lugar e varia geralmente de 20 a 30 graus. Como o campo magnético varia com o tempo, atualmente em São Paulo a diferença entre os dois nortes é de 23 graus.

Uma confusão frequente é quanto à nomenclatura dos polos. Pela convenção física, o polo magnético norte estaria situado no sul da Terra e vice-versa. Para evitar essa confusão, convencionou-se chamar de polo norte magnético o polo que está próximo ao polo norte geográfico, o mesmo ocorrendo com o polo sul.

Eder Molina, da Universidade de São Paulo (USP)
Revista FAPESP

2 comentários:

José Carlos disse...

Excelente post. Os alunos costumam confundir o norte geográfico com o norte magnético. parabéns pela iniciativa muito esclarecedor. Os chineses tiveram um papel fundamental nessa questão, já que eles conseguiram criar um equipamento inovador que até hoje é bastante usado e serve de referência. Se poder visita meu blog: O Saber Geográfico.

Anônimo disse...

Vim a procura de um artigo cientifico e me deparei com um admirador do canalha e assassino chamado Che Guevara.

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos