domingo, 5 de outubro de 2008

As grandes obras

O "Brasil Grande Potência" preconizado pelos governos militares baseava-se na construção, com dinheiro público, de projetos grandiosos de infra-estrutura. Nesse período, começaram as obras da Ponte Rio–Niterói, da usina de Itaipu e da Rodovia Transamazônica. Um dos objetivos dessa última era estimular a ocupação da floresta. A estrada foi aberta, mas nunca recebeu asfalto no trecho de selva. Quando chove (o que não é raro por lá), a travessia fica impraticável. Por causa da enorme complexidade do projeto, o governo desistiu da idéia inicial de levar a rodovia até o Peru. De qualquer forma, nunca antes neste país se pensou tanto em infra-estrutura.
http://veja.abril.com.br/especiais/veja_40anos/p_170.html


Com o objetivo de levar "os homens sem terra, a terra sem homens", a Transamazônica apresentou graves consequências econômicas e ecológicas para toda sociedade brasileira.


* desmatamento - através da expansão das fronteiras agrícolas, projetos de colonização e mineração foram incentivados como parte do processo de ocupação populacional a região;
* Endividamento externo contribui para "DÉCADA PERDIDA" nos anos 80, significando faltas de investimentos nos setores de eduacação, saúde, habitação, saneamento básico e geração de emprego;
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