quinta-feira, 25 de agosto de 2022

'Pedras da fome' e 'falso outono': como pior seca em 500 anos afeta Europa


24 agosto 2022


CRÉDITO,EPA
Legenda da foto,

Seca está produzindo cenas como esta de um barco encalhado na lama da margem do Lago franco-suíço Brenets — agora seco


Dois terços da Europa estão sob algum tipo de alerta de seca, no que é provavelmente a pior seca em 500 anos no continente.


O último relatório do Observatório Global da Seca, ligado ao braço de pesquisa da Comissão Europeia, diz que 47% da região estão em estado de alerta, o que significa que o solo secou.


Outros 17% estão em situação de emergência — ou seja, que a vegetação "mostra sinais de estresse".

O relatório adverte que o período de seca vai afetar o rendimento das colheitas, provocar incêndios florestais e pode durar vários meses a mais em algumas regiões do sul da Europa.

Em comparação com a média dos últimos cinco anos, as previsões da União Europeia (UE) para a colheita estão 16% menores para o milho em grão, 15% para a soja e 12% para o girassol.


A Comissão Europeia alertou que dados preliminares sugerem que "a seca atual ainda parece ser a pior desde há pelo menos 500 anos".


A onda de calor em curso e a escassez de água "criaram um estresse sem precedentes nos níveis de água em toda a União Europeia", disse a comissária de pesquisa Mariya Gabriel.


"Estamos notando uma temporada de incêndios florestais acima da média e um impacto importante na produção agrícola. A mudança climática é, sem dúvida, mais perceptível a cada ano", acrescentou.


O relatório alertou que quase todos os rios da Europa secaram de certa forma.


Além do óbvio impacto nas embarcações, os rios secos também atingem o setor de energia, que já está em crise. A energia hidrelétrica caiu 20%, de acordo com o relatório.


Uma "seca severa" esteve presente em muitos lugares durante todo o ano, mas "está se expandindo e piorando desde o início de agosto", diz o texto. As condições devem durar pelo menos até novembro deste ano ao longo do Mediterrâneo europeu.


CRÉDITO,EPA
Legenda da foto,

Barcos em lama seca no lago francês-suíço de Brenets


O relatório alerta que a situação está piorando em países como Itália, Espanha, Portugal, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Romênia, Hungria, norte da Sérvia, Ucrânia, Moldávia, Irlanda e Reino Unido.


A dura advertência dos pesquisadores segue os níveis de água dos rios que estão baixando rapidamente em toda a Europa, expondo relíquias do passado — incluindo as chamadas "pedras da fome", pressagiando possíveis períodos de miséria, e os restos de naufrágios de navios nazistas da Segunda Guerra Mundial.


E no Reino Unido, que declarou oficialmente estado de seca em várias regiões, algumas árvores adquiriram um tom outonal castanho-avermelhado — no que é considerado um "falso outono" devido ao calor.


- Este texto foi publicado originalmente em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62657240

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos