segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Esta nova invenção torna a água do mar segura para beber





A tecnologia que é capaz de transformar água salgada do mar ou água salobra em água potável limpa e segura tem o potencial de mudar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, levando muitos cientistas a se envolverem em projetos para desenvolver exatamente isso. .

Agora, uma nova invenção de pesquisadores na Austrália pode ser a mais promissora até agora, já que os especialistas usam filtros feitos de compostos de estrutura orgânica de metal (MOFs) em combinação com a luz solar para purificar a água em apenas 30 minutos, usando um processo que é mais eficaz do que as técnicas atuais.

O novo sistema é barato, estável, reutilizável e produz água dentro dos padrões de dessalinização da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 139,5 litros (quase 37 galões) de água potável podem ser produzidos diariamente para cada quilograma de material MOF, conforme indicado por testes preliminares.

Após ser exposto ao sol por apenas 4 minutos, o filtro libera completamente os íons de sal que a água absorve e fica pronto para uso novamente. A equipe por trás da nova invenção afirma que ela oferece vários avanços em relação às técnicas de dessalinização existentes.



Os processos de dessalinização térmica evaporativa consomem muita energia, e outras tecnologias, como osmose reversa, têm várias desvantagens, incluindo alto consumo de energia e uso de produtos químicos na limpeza e descloração da membrana.

A luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável do planeta. Nosso desenvolvimento de um novo processo de dessalinização baseado em adsorvente usando luz solar para regeneração fornece uma solução de dessalinização ambientalmente sustentável e energética.

O novo filtro foi denominado PSP-MIL-53, composto em parte por um material denominado MIL-53, anteriormente conhecido pela forma como reage à água e ao dióxido de carbono.

O filtro libera completamente os íons de sal que a água absorve e fica pronto para uso novamente.

Embora esta não seja a primeira pesquisa a propor o uso de uma membrana MOF para purificar a água do mar , o desenvolvimento deste novo filtro PSP-MIL-53 fornecerá aos pesquisadores muito mais alternativas para explorar.

MOFs geralmente são materiais muito porosos: uma única colher de chá do material comprimido pode ser usada para cobrir uma área do tamanho de um campo de futebol, e este novo método pode ser aplicado a canos e outros sistemas de água para produzir água limpa. Conforme observado por Wang:


A dessalinização tem sido usada para lidar com a escassez de água em todo o mundo. Devido à disponibilidade de água salobra e do mar, e porque os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos existentes com riscos mínimos à saúde.

As novas soluções não esperam: de acordo com a OMS , cerca de 785 milhões de pessoas em todo o planeta não têm fonte limpa de água potável a menos de meia hora de caminhada de suas casas. Conforme a crise climática se agrava, o problema fica maior.

Como a água salgada representa 97% da água do planeta , esta se torna uma ótima solução a ser explorada para que, com soluções como o PSP-MIL-53, essa água se transforme em um líquido adequado e seguro para consumo humano.

A dessalinização da água do mar é uma opção viável para a escassez de água no mundo.

Ainda não está claro quando os cientistas colocarão o sistema em funcionamento, mas é muito encorajador ver outra abordagem sendo testada, junto com aquelas que usam luz ultravioleta, filtros de grafeno, luz solar e hidrogéis. Há até quem procure técnicas para produzir água "do zero". Sobre seu trabalho, disse Wang para encerrar sua explicação:


Nosso trabalho fornece uma nova rota interessante para projetar materiais funcionais para usar a energia solar para reduzir a demanda de energia e melhorar a sustentabilidade da dessalinização da água.

Esses MOFs sensíveis à luz solar podem ser potencialmente funcionalizados em meios de extração de minerais de baixo consumo de energia e ecologicamente corretos para mineração sustentável e outras aplicações relacionadas.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos