Geografia
Prova discursiva realizada no dia 03/07/99
1
O gráfico a seguir representa a devastação da floresta amazônica, um dos principais impactos ambientais no Brasil.
As colunas mostram a área desmatada em relação à área total
(Oxford Concise Atlas of the World, 1995)
a) Indique duas razões para o aumento do desmatamento expresso no gráfico.
Resposta:
a) O desmatamento ocorre, principalmente, como conseqüência da:
- extração da madeira para fins comerciais;
- instalação de projetos agropecuários;
- implantação de projetos de mineração;
- construção de usinas hidrelétricas;
- propagação do fogo resultante de incêndios.
b) Apresente duas situações que mostrem como a retirada da cobertura florestal causa graves danos ambientais.
Resposta:
b)
- destruição da biodiversidade;
- erosão e empobrecimento dos solos;
- enchentes e assoreamento dos rios;
- diminuição dos índices de chuva/elevação das temperaturas;
- proliferação de pragas e doenças.
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2
A globalização é vista, atualmente, como um imperativo histórico que condiciona a evolução da economia. Ela procura expandir os mercados, e portanto os lucros, que é o que de fato movimenta os capitais produtivos ou especulativos.
Apresente duas medidas do governo brasileiro, adotadas na década de 90, para se ajustar à nova ordem econômica mundial.
Resposta:
.
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3
O economista hindu Amartya Sen, o mais recente Prêmio Nobel de Economia, afirma que "para participar da distribuição da renda social é necessário estar habilitado por títulos de propriedade e/ou pela inserção qualificada no sistema produtivo".
Situe a afirmativa do economista hindu no atual quadro econômico-social brasileiro.
Resposta:
O trecho "estar habilitado por títulos de propriedade" relaciona-se com a histórica concentração de terras existente no Brasil, que impede/impossibilita o Entre as medidas podemos citar:
- desregulamentação da economia;
- privatização tanto no setor industrial quanto no financeiro;
- abertura da economia — livre circulação de bens e capitaisacesso à terra de milhões de agricultores.
O trecho "inserção qualificada no sistema produtivo" faz referência à baixa escolaridade da população brasileira/à deficiência do ensino fundamental.
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