Geografia
Prova discursiva realizada no dia 11/12/98
1
A partir de meados dos anos 50, as contradições da ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro intensificaram-se bastante. O aumento da densidade populacional, a concentração de atividades e a necessidade de diversificar as opções de investimento reduziram as questões urbanas a um problema viário e passaram a exigir soluções imediatas. As transformações da forma e do espaço urbano acabaram por privilegiar o transporte individual.
a) Apresente duas críticas à opção pelo transporte individual.
b) Indique duas intervenções no espaço urbano do Rio de Janeiro, realizadas nas décadas de 80 e 90, que facilitaram a circulação no seu interior.
Resposta
a) O candidato poderá apresentar suas críticas levantando os problemas resultantes da circulação diária de um enorme número de veículos individuais, tais como: consumo excessivo de combustível, aumento da poluição e intermináveis congestionamentos no trânsito.
O candidato poderá apresentar suas críticas apontando as questões resultantes da deficiência dos transportes coletivos que obrigam os grupos sociais de maior renda a optarem pelo transporte individual o que gera problemas como os acima levantados; por outro lado obrigam a população de baixa renda, dominante na cidade, a se sujeitar, em seu deslocamento diário para o trabalho e para casa, a transportes numericamente insuficientes, cheios demais, barulhentos , lentos, inconfortáveis, sem manutenção e muitas vezes dirigidos por profissionais despreparados para lidar com o público.
b) O candidato poderá indicar, entre outras, as seguintes intervenções: a construção da Linha Vermelha, a construção da Linha Amarela e o alargamento das vias de circulação na Zona Oeste.
--------------------------------------------------------------------------------
2
Entre os indicadores adotados para medir a "força" de um país no cenário internacional, podemos destacar:
1. as riquezas naturais e os recursos humanos;
2. o grau de participação nas decisões internacionais;
3. a importância da pesquisa, o avanço tecnológico e a capacidade de difusão cultural;
4. o valor do PIB, o valor do PIB por habitante, os resultados setoriais da atividade econômica e os indicadores de desenvolvimento humano;
5. a capacidade de mobilização em torno de valores comuns.
Tendo como referência a proposta acima:
a) cite e analise dois indicadores que permitem situar o Brasil como potência regional.
b) apresente dois indicadores que mostram o Brasil como um país periférico.
Resposta
A resposta dessa questão dependerá dos indicadores escolhidos pelo candidato.
_____________________________________________________________________________________
3
A partir de 1950, o turismo passou a ser um "fenômeno de massa" e, devido aos recursos que movimenta, uma atividade importantíssima na economia mundial.
a) Apresente dois fatores que expliquem a transformação do turismo em "fenômeno de massa".
b) Desenhe, no mapa, um importante fluxo turístico indicando o pólo de emissão e o de recepção. Analise a importância econômica, para o país de recepção, do fluxo turístico indicado.
Resposta
a) Os candidatos poderão apresentar entre outros fatores: transportes cada vez mais eficientes e relativamente mais baratos, que encurtam distâncias e viabilizam os deslocamentos de grandes massas de turistas; maior competitividade entre as empresas hoteleiras e de agências de viagens que oferecem os chamados "pacotes" vantajosos aos consumidores.
b) A resposta da primeira parte dessa questão dependerá do polo de emissão e do polo de recepção escolhidos pelo candidato.
Na segunda parte da questão é possível incluir de forma genérica, como importante: a melhoria da infra-estrutura; a melhoria na balança de pagamentos devido à entrada de divisas no país e o aumento do nível de emprego, destacadamente nos setores de comércio e serviços.
A partir de meados dos anos 50, as contradições da ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro intensificaram-se bastante. O aumento da densidade populacional, a concentração de atividades e a necessidade de diversificar as opções de investimento reduziram as questões urbanas a um problema viário e passaram a exigir soluções imediatas. As transformações da forma e do espaço urbano acabaram por privilegiar o transporte individual.
a) Apresente duas críticas à opção pelo transporte individual.
b) Indique duas intervenções no espaço urbano do Rio de Janeiro, realizadas nas décadas de 80 e 90, que facilitaram a circulação no seu interior.
Resposta
a) O candidato poderá apresentar suas críticas levantando os problemas resultantes da circulação diária de um enorme número de veículos individuais, tais como: consumo excessivo de combustível, aumento da poluição e intermináveis congestionamentos no trânsito.
O candidato poderá apresentar suas críticas apontando as questões resultantes da deficiência dos transportes coletivos que obrigam os grupos sociais de maior renda a optarem pelo transporte individual o que gera problemas como os acima levantados; por outro lado obrigam a população de baixa renda, dominante na cidade, a se sujeitar, em seu deslocamento diário para o trabalho e para casa, a transportes numericamente insuficientes, cheios demais, barulhentos , lentos, inconfortáveis, sem manutenção e muitas vezes dirigidos por profissionais despreparados para lidar com o público.
b) O candidato poderá indicar, entre outras, as seguintes intervenções: a construção da Linha Vermelha, a construção da Linha Amarela e o alargamento das vias de circulação na Zona Oeste.
--------------------------------------------------------------------------------
2
Entre os indicadores adotados para medir a "força" de um país no cenário internacional, podemos destacar:
1. as riquezas naturais e os recursos humanos;
2. o grau de participação nas decisões internacionais;
3. a importância da pesquisa, o avanço tecnológico e a capacidade de difusão cultural;
4. o valor do PIB, o valor do PIB por habitante, os resultados setoriais da atividade econômica e os indicadores de desenvolvimento humano;
5. a capacidade de mobilização em torno de valores comuns.
Tendo como referência a proposta acima:
a) cite e analise dois indicadores que permitem situar o Brasil como potência regional.
b) apresente dois indicadores que mostram o Brasil como um país periférico.
Resposta
A resposta dessa questão dependerá dos indicadores escolhidos pelo candidato.
_____________________________________________________________________________________
3
A partir de 1950, o turismo passou a ser um "fenômeno de massa" e, devido aos recursos que movimenta, uma atividade importantíssima na economia mundial.
a) Apresente dois fatores que expliquem a transformação do turismo em "fenômeno de massa".
b) Desenhe, no mapa, um importante fluxo turístico indicando o pólo de emissão e o de recepção. Analise a importância econômica, para o país de recepção, do fluxo turístico indicado.
Resposta
a) Os candidatos poderão apresentar entre outros fatores: transportes cada vez mais eficientes e relativamente mais baratos, que encurtam distâncias e viabilizam os deslocamentos de grandes massas de turistas; maior competitividade entre as empresas hoteleiras e de agências de viagens que oferecem os chamados "pacotes" vantajosos aos consumidores.
b) A resposta da primeira parte dessa questão dependerá do polo de emissão e do polo de recepção escolhidos pelo candidato.
Na segunda parte da questão é possível incluir de forma genérica, como importante: a melhoria da infra-estrutura; a melhoria na balança de pagamentos devido à entrada de divisas no país e o aumento do nível de emprego, destacadamente nos setores de comércio e serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário