sábado, 15 de novembro de 2008

DICAS DE VESTIBULAR 5

Conceitos:

Conurbação ou aglomeração urbana: corresponde ao encontro ou junção entre duas ou mais cidades em virtude de seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.
Metrópole: a cidade principal ou cidade-mãe, isto é, a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional), ou de uma grande região do país (metrópole regional)". No Brasil cidades como Rio de Janeiro e São Paulo são metrópoles nacionais e globais, e Belém, Campinas, Goiânia e Manaus, metrópoles regionais. Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador são metrópoles nacionais.
Região metropolitana: corresponde ao conjunto de municípios conurbados a uma metrópole e que desfrutam de infra-estrutura e serviços em comum.
Exemplos:
Bos-wash
O nome vem de "
Boston a Washington, DC";
Localização: nordeste dos
Estados Unidos;
População: cerca de 50 milhões de habitantes;
Metrópoles abrangentes:
Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Baltimore e Washington, DC.
ChiPits
Localização: ao norte dos
Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos;
População: equivalente à de Bos-wash;
Metrópoles abrangentes:
Chicago, Pittsburgh, Cleveland e Detroit;
Tokkaido
Localização: sudeste do Japão;
População: cerca de 45 milhões de habitantes;
Metrópoles abrangentes:
Tóquio, Kawasaki, Nagoya, Quioto, Kobe, Nagasaki e Osaka;
Rio-São Paulo
Localização: Sudeste do
Brasil;
População: 43 milhões de habitantes;
Metrópoles abrangentes:
São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Santos;
Megalópole renana
Localização: Europa ocidental, junto ao vale reno;
População: cerca de 33 milhões de habitantes;
Metrópoles abrangentes:
Amsterdã, Düsseldorf, Colônia, Bonn e Stuttgart.

Megacidade: corresponde ao centro urbano com mais de dez milhões de habitantes. Hoje, em torno de 21 cidades no mundo podem ser consideradas megacidades; destas, 17 estão em países subdesenvolvidos. No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro enquadram-se na categoria. Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento das megacidades em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros. Como exemplo, pode-se citar Bombaim, a cidade mais populosa do mundo, onde cerca da metade da população vive em favelas.
Tecnopólo: corresponde a uma região tecnológica, ou seja, locais onde se desenvolvem pesquisas de ponta associado a grandes centros de pesquisas e universidades, financiada por capital privado nacinal estrangeiro,além de governamentais. Como exemplo, podem-se citar o Vale do Silício, na costa oeste dos EUA, e Tsukuba, cidade japonesa, dentre outras. No Brasil, existem alguns tecnopólos, Campinas e São José dos Campos(SP).
Cidade global: são as cidades que polarizam todo o país e fazem a ligação entre este e o resto do mundo. Possuem o melhor equipamento urbano do país, além de concentrarem as sedes das instituições que controlam as redes mundiais, como bolsas de valores, corporações bancárias e industriais, companhias de comércio exterior, empresas de serviços financeiros, agências públicas internacionais. As cidades mundiais estão mais associadas ao mercado mundial do que à economia nacional (Nova Yorque, Tóqui, Japão, Frankfort, Londres, Paris, etc). As únicas cidades globais brasileiras são São Paulo e Rio de Janeiro.
Desmetropolização: processo recente associado à diminuição dos fluxos migratórios em direção das metrópoles. Esse processo deve-se à desconcentração produtiva, que faz com que empresas (principalmente indústrias) retirem-se dos grandes centros, onde os custos de produção são maiores, e dirijam-se a cidades de porte médio e pequeno, onde é mais barato produzir, em função de vários fatores como, por exemplo, os incentivos fiscais, menor índice de violência, maior segurança e etc. Hoje, no Brasil, cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo não são mais aquelas que recebem os maiores fluxos de migrantes, mas sim regiões como o interior paulista, o interior fluminense, o Sul do país e até mesmo o Nordeste brasileiro (principalmente as cidades de Campinas, Curitiba, Fortaleza, Brasília e Manaus).
Verticalização: processo de crescimento urbano que se manifesta através da proliferação de edifícios. A verticalização demonstra valorização do solo urbano, ou seja: quanto mais verticalizado, mais valorizado.

Prof. Eduardo Marculino

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos