sexta-feira, 29 de julho de 2011

Falésia

Formação Barreiras - Canoa Quebrada - Ceará

As famosas falésias da praia da Guarita em Torres/RS

Falésia em Fernando de Noronha.

Miradouro da Fajã de Fernando Afonso no Parque Florestal das Sete Fontes, Costa Norte da ilha de São Jorge, Açores, Portugal.

Falésia é uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.
Com as mudanças climáticas, o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma arriba fóssil.
Segundo o dicionário geológico as falésias são geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, acompanhando a linha costeira. No Nordeste brasileiro são conhecidas como formações do grupo Barreira. Aparecem no litoral meridional do Brasil: no Rio de Janeiro e no litoral do Rio Grande do Sul, como por exemplo na Praia de Torres (proximidade da Serra do Mar com o litoral), há também as famosas Falésias do Rio Grande do Norte, localizadas na Praia de Pipa.
Um litoral de falésias é indicativo de movimentos positivos do relevo, seja por eustasia seja por epirogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário